Vale a pena divulgar a minha empresa nas Redes Sociais?
Muito provavelmente já é tarde demais para chamar à popularidade das redes sociais um fenómeno, no entanto, são poucas as pessoas que conhecem ao certo o número elevadíssimo de utilizadores só em Portugal das principais redes sociais.
De acordo com o relatório de janeiro de 2023 da DataReportal em Portugal existem mais de 8 milhões de utilizadores nas redes sociais, este número equivale aproximadamente a cerca de 78% da população portuguesa. Porém, este número não significa que cada utilizador corresponda a uma pessoa uma vez que vários users podem pertencer a um único perfil.
Facebook é a rede social mais usada em Portugal, seguido do Instagram
Se analisarmos mais detalhadamente os resultados de cada uma das redes sociais chegamos à conclusão de que o Facebook ainda é a plataforma mais usada no nosso território com um total de 5,9 milhões de utilizadores. Em segundo lugar está o Instagram que continua numa tendência crescente ao longo dos anos e que pouco a pouco se vai aproximando dos números do Facebook. Em janeiro de 2023 estavam registados 5,3 milhões de users.
Na próxima posição está o LinkedIn com 4,3 milhões de utilizadores conhecidos em Portugal, mais 300 mil comparado ao mesmo período no ano passado. O crescimento desta plataforma deve-se ao crescimento das oportunidades profissionais visto que esta plataforma consegue ser um espaço dedicado maioritariamente ao mundo profissional. Desde o anúncio de vagas de trabalho até aos cursos online que podem ser realizados na plataforma, o LinkedIn segue aquela que é a revolução digital presente em todo o mundo sendo que, hoje as empresas estão cada vez mais atentas às capacidades digitais das pessoas que querem recrutar para as suas equipas.
Por último temos o Tik Tok com 3,2 milhões de utilizadores acima dos 18 anos, esta rede social faz parte do fenómeno mais recente do Marketing de Conteúdo. Os vídeos de curta duração propagaram-se a todas as outras redes sociais e hoje em dia são vistos também como uma trend revolucionária do Vídeo Marketing e que consequentemente funcionam na perfeição para serem intercalados com a publicidade paga dos conteúdos do seu negócio.
Com todos estes dados torna-se muito difícil não ficar tentado a criar um perfil para o seu negócio.
Quais as principais vantagens de estar presente nas redes sociais?
Custo/Benefício
Primeiramente o custo de se inscrever nas redes sociais é nulo uma vez que o registo é totalmente gratuito. Posteriormente no que ao alcance diz respeito as campanhas no digital são indiscutivelmente as que têm o melhor custo/benefício fruto dos números avassaladores que já vimos em cima. Isto permite que as empresas mais pequenas consigam combater lado a lado com as empresas de maior destaque do ramo.
Interação com Clientes
Não existe uma maneira mais rápida, fácil e eficaz de se comunicar com os seus clientes ou potenciais clientes que a comunicação através das redes sociais, as pessoas nem sempre veem as suas dúvidas serem respondidas quando contactam a empresa por email ou pelos formulários de contacto do seu site. Através destas plataformas pode interagir com os seus clientes de forma simples e intuitiva o que para quem compra é uma demonstração muito forte da capacidade da empresa em resolver problemas. Isto fortalece o laço entre o cliente e o seu negócio e contribui consequentemente para a fidelização futura desse mesmo cliente.
Criação de Leads
A partilha de informação é hoje em dia um dos conteúdos mais presentes nas redes sociais. Isto pode servir como oportunidade para contar mais sobre o seu negócio e quais os serviços associados a um vasto número de potenciais clientes. Por cada interação no conteúdo que publica a sua empresa ganha visibilidade e chega a cada vez mais utilizadores que fazem parte do seu público-alvo.
Vendas
Hoje em dia já possível vender nas redes sociais, para além do perfil servir como portfólio dos seus produtos, é possível redirecionar de imediato os seus clientes para a página do seu produto na sua loja online.
Se gostava de conhecer as vantagens de ter uma loja online consulte o nosso artigo.
Perceba que todo este potencial das redes sociais descrito deve ser interpretado num contexto onde a fase de construção de uma estratégia digital é acompanhada por uma equipa de especialistas que saiba projetar corretamente a sua empresa no meio digital.
Se quer implementar uma estratégia digital de sucesso para o seu negócio, chegar a mais pessoas e produzir mais vendas, solicite já uma proposta sem compromisso!