Tudo o que deve atualizar no seu site em 2024

Tudo o que deve atualizar no seu site em 2024


Com a chegada de um novo ano são muitos aqueles que querem criar um site para o seu negócio. Porém, quem já tem um site profissional não pode ficar para trás com a chegada de 2024!

Existem várias alterações que deve realizar no seu site profissional para garantir que tudo está atualizado e funcional. Desde a assinatura às perguntas frequentes, tudo precisa de ser revisto para começar o ano em grande.

Neste artigo, vamos explorar uma lista de atualizações específicas que deverá realizar no BackOffice para que o seu site fique pronto para enfrentar 2024 na sua melhor versão.

A Importância de Manter o seu Site Atualizado

Quando explorar a lista de atualizações poderá pensar que algumas delas são apenas reparações estéticas, mas serão mesmo?

A verdade é que tudo aquilo que está exposto nos nossos canais digitais nomeadamente no nosso site, impacta diretamente a perceção que os clientes têm de si e da sua empresa. Uma gralha simples pode ser o fator decisivo entre uma compra e um abandono de carrinho.

É por isso que neste artigo encontrará tudo o que precisa alterar no seu site para que não perca clientes durante este ano!

Lista de atualizações do seu site para 2024:

 

1. Domínio

blankVerifique a validade do registo do seu domínio e renove-o se necessário. A perda de um domínio pode ter resultados devastadores e consequentemente prejudicar a imagem da sua empresa.

Na Site.PT avisamos sempre os nossos clientes de forma antecipada acerca da renovação do seu domínio. Transfira a gestão do seu domínio gratuitamente para a Site.PT e garanta um suporte ao cliente totalmente personalizado.

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2. Alojamento Web

Avalie o plano e as condições atuais do seu serviço de Alojamento Web. Se estiver a pensar em investir na expansão do seu negócio deverá reavaliar o plano escolhido para o alojamento web do seu site profissional. Investimentos que visam o aumento de tráfego e vendas devem ser acompanhados com um investimento na capacidade de espaço em disco e/ou na performance.

Ao adquirir um plano de alojamento web na Site.PT estará a alojar os seus dados num Datacenter localizado em Portugal. Isto garante ao seu site uma maior segurança e desempenho sendo que garante também tempos de carregamento inferiores.

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3. Assinatura do Site

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Atualize a assinatura do seu site, incluindo o ano atual. Se esta alteração cair em esquecimento poderá resultar na sensação de que o seu negócio não está ativo no momento em que o seu cliente visita o site.

 

4. Política de Privacidade e Cookies

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Atualize a política de privacidade e cookies se necessário para garantir conformidade com as leis e regulamentos mais recentes. Apesar de por vezes parecer algo irrelevante, a Política de Privacidade é uma ferramenta essencial para comunicar como os dados dos utilizadores são recolhidos, armazenados e utilizados. Ao dia de hoje os consumidores do mundo online estão cada vez mais preocupados com a forma como os seus dados são tratados por isso dê especial atenção a esta atualização.

 

5. Links

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Deve consultar no seu site se existem erros nas ligações do seu site. Botões interativos que não levam a lado nenhum, links expirados ou que estejam no caminho de uma página que entretanto deixou de existir devem ser corrigidos. Para além de levarem os clientes a uma página de erro podem também estar a prejudicar a posição orgânica do seu site na Google.

Esta revisão poderá ser feita por si mas é recomendado que contacte uma equipa profissional para otimizar o SEO do seu site. Se adquirir um Plano de Otimização SEO na Site.PT iremos fazer uma auditoria completa ao seu site que pode incluir otimizações tais como: Títulos; Meta Descrições; Tags H1, H2 e H3; Imagens Alt; etc…;

Não deixe que estes erros ponham em causa a reputação do seu site e a da sua empresa aos olhos da Google!

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6. Backlinks

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Se por um lado os links são todas as ligações existentes no nosso site, os backlinks são ligações de sites externos que referenciam o nosso site. Verifique se a origem e o destino dos backlinks estão corretos, se isso não se verificar, contacte o administrador do site que referenciou o seu negócio e peça para corrigir.

Os backlinks fazem parte da estratégia de link-building que afeta de forma direta a posição orgânica do seu site na Google. Procure corrigir ou até atualizar o conteúdo que é referenciado para ser ainda mais relevante a quem vai visitar o seu site.

 

7. Formulários de Contacto

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Caso o seu site tenha formulários de contacto como o que vê na imagem garanta que estão todos a funcionar a 100%. Experimente todos os campos e verifique na plataforma de recolha de dados que todos os campos são recolhidos. No caso de não verificar os seus formulários poderá estar a perder leads importantes para angariar clientes e concretizar vendas.

 

8. Redes Sociais

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Verifique se os links que redirecionam os seus visitantes para as suas redes sociais estão atualizados. Basta uma mudança no username da sua página para causar uma alteração no URL do perfil. Caso tenha no seu site algumas publicações das suas redes sociais, tente atualizar pelas publicações pelas mais recentes do seu perfil.

Ainda não promove ativamente a sua empresa nas redes sociais? Descubra mais sobre os benefícios de estar presente nas redes sociais no nosso artigo de blog:

https://www.site.pt/blog/divulgar-empresa-redes-sociais/

 

9. Plugins e Widgets

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Atualize todos os plugins e widgets para as versões mais recentes tendo sempre o objetivo de aumentar a segurança, a usabilidade e a qualidade do seu site. Explore também o novo catálogo de plugins para analisar se fará sentido adicionar algum ao seu site.

 

10. Conteúdo Promocional

Deverá verificar as promoções existentes no seu site e caso as promoções sejam referentes ao ano anterior deverá corrigi-las. Caso a promoção tenha apenas mudado a nível de preço ou outra característica, deverá fazer as alterações necessárias no conteúdo informativo da promoção.

Uma promoção que esteja apresentada no seu site, mas que não se verifique no valor final poderá resultar em reclamações e avaliações negativas que podem prejudicar severamente a sua empresa.

 

11. Mensagens automáticas 

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Atualize as mensagens automáticas em formulários de contacto, chatbots ou respostas automáticas por e-mail para transmitirem informação que seja atual e pertinente. Caso o seu estabelecimento tenha mudado de horário por exemplo deverá verificar se a alteração está identificada nas suas respostas automáticas.

 

12. Testemunhos

blankTente sempre escolher para colocar no seu site os testemunhos mais relevantes e mais recentes por parte dos seus clientes. Isto garante que o seu negócio passa uma imagem de profissionalismo constante e duradouro.

 

13. Avaliações

blankTal como os testemunhos devem estar sempre atualizados, as avaliações devem seguir o mesmo caminho. Verifique se a informação que está colocada no seu site é a mais recente tendo em conta as últimas avaliações escritas pelos seus clientes.

 

14. Blog

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A reciclagem e atualização de conteúdos do seu blog pode e deve ser feita uma vez que é uma ótima estratégia. Se tiver uma estratégia de marketing de conteúdo emparelhada com uma escrita focada em otimização SEO, o seu blog poderá estar a ser muito importante para a aquisição de tráfego no seu site.

Caso tenha um artigo específico que esteja a trazer bastante tráfego e leads para o seu negócio não há razão para criar um novo referente ao novo ano. Faça atualizações relevantes no conteúdo e coloque a última data de atualização feita por si. Dessa forma os seus clientes vão saber que aquela página sofreu alterações pertinentes e que está assim atualizada com o conteúdo mais recente. Deste modo consegue criar conteúdo atualizado sem estar a prejudicar a posição da informação nas posições da Google.

Gostava de ter uma estratégia SEO que inclui a redação de artigos para blog, auditoria do SEO do site e monitorização do crescimento?

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15. Mudanças na equipa

Se tem no seu site fotos ou nomes das pessoas que fazem parte da sua equipa deverá sempre manter essa informação atualizada. Supondo que um cliente visita essa página e depois fala por telefone ou por e-mail com alguém que não está nessa lista poderá ser motivo para o seu cliente ficar reticente na hora de fechar negócio.

 

16. Páginas de Produtos/Serviços

Atualize as descrições, preços e informações sobre os seus produtos ou serviços, garantindo que os clientes estejam cientes das ofertas mais recentes. Dentro desta atualização deverá também ter em conta a questão da atualização do stock disponível para cada produto de forma a garantir que não haja nenhuma encomenda para um produto que já não está disponível.

Sabia que pode ter uma loja online sem ser preciso stock ou inventário? Descubra mais sobre esta possibilidade aqui.

 

17. Certificações e Prémios

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Verifique se todas as certificações e prémios da sua empresa expostos no site estão atualizados. Estas certificações são muito importantes para a notoriedade da marca e atribuição de confiança a quem está a visitar o site. Se a sua empresa obteve uma nova certificação deve colocar no seu site.

 

18. FAQ’s

Por último, atualize a secção de perguntas frequentes de modo que o conteúdo lá presente seja sempre o mais recente e relevante possível para os seus clientes. Com a integração de novos serviços ou produtos no seu site profissional é normal que surjam novas dúvidas por parte de possíveis clientes.

 

Conclusão

Manter o seu site profissional atualizado não é uma tarefa pontual. Algumas das alterações que acabou de ler são feitas apenas uma vez durante o ano. No entanto, o resto das alterações não deve em caso algum acontecer apenas uma vez no ano. Existem alterações que dependendo do tipo de negócio podem ter que acontecer mensalmente, semanalmente ou até diariamente.

Todas estas alterações que falamos aqui quando implementadas de forma regular para além de manterem o site atualizado, demonstram também um compromisso constante com a qualidade e a satisfação do cliente.

Se esta lista lhe está a parecer um pouco complexa de realizar, não se preocupa!

É para isso que a Site.PT está sempre pronta a ajudar. Se não tem ninguém capaz de realizar estas alterações na sua empresa, envie-nos um pedido de orçamento para realizarmos as alterações por si.

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Desejamos a todos um próspero e feliz ano novo, que juntos possamos alcançar os grandes objetivos que tem para o seu negócio em 2024!

 

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